Lidar com traças

Ter um fornecimento constante de fruta fresca do seu quintal é uma coisa muito agradável. Muitas pessoas esforçam-se por realizar este sonho. No entanto, muitas pessoas não se apercebem de como é fácil obter uma infestação bastante grave de vermes nos seus frutos. Não consigo pensar em nada mais desagradável do que morder uma maçã da árvore que cultivou durante tanto tempo e descobrir que não foi suficientemente cuidadoso com os pesticidas.

Imagem: Pexels

Mesmo que pareça um incómodo estar sempre a pulverizar pesticidas, é algo que nunca se deve descurar. A pulverização de pesticidas é um processo bastante rápido e fácil, e não deveria ter de o fazer muitas vezes. Acredite em mim; vale a pena ir para o quintal de duas em duas semanas e pulverizar.

A pulverização pode parecer um processo que consome muito tempo. Afinal de contas, é preciso sair e comprar todos os materiais, misturar os produtos químicos, aplicá-los e limpar tudo o que foi usado no processo. Por vezes, até precisa de um escadote para chegar a todos os segmentos das árvores. O processo inteiro pode levar até quatro horas se você tiver várias árvores grandes. Fazer isto de 2 em 2 semanas pode tornar-se muito cansativo e irritante. No entanto, deve sempre perseverar. Normalmente, ser inflexível na sua pulverização regular ajudará a evitar infestações de coisas como traças, mas às vezes não é suficiente.

Normalmente, pode reconhecer se as traças puseram ovos nas suas árvores pelas extremidades dos ramos. Se encontrar algo que se pareça com um aglomerado de ovos de traça, deve podar imediatamente o ramo onde os encontrou e destruí-lo. Verifique muito bem o resto da árvore. Se os ovos eclodirem, terá uma enorme quantidade de larvas de traça a rastejar pela sua árvore e nos seus frutos. Quanto a si, não sei, mas só de pensar nisto fico com pena.

Uma vez tive um amigo que estava a lidar com uma infestação de traças muito grave. Ele não conseguia encontrar um único fruto na sua árvore que não tivesse um verme dentro dele. Acabou por ter de cortar a árvore toda (o cepo era uma massa de larvas brancas a contorcer-se. Vomitei quando o vi. Maldito seja o meu estômago fraco!) e mandar remover o cepo profissionalmente para eliminar todos os vestígios. Ter de começar tudo de novo numa árvore em que se trabalhou durante tanto tempo é uma verdadeira farsa.

Eu próprio vivo na mesma zona que o amigo que acabei de referir e nunca tive problemas com traças. Isto porque todos os sábados, durante a primavera, faço parte da minha agenda ir lá fora e pulverizar toda a minha árvore. Prevenir a infestação de hóspedes indesejados é muito melhor do que ter de cortar uma árvore e começar tudo de novo só por causa de um pouco de preguiça.

Se nunca pensou em pulverizar pesticidas no passado, deve dirigir-se hoje à sua loja local de material de jardinagem. Descubra quais são as pragas mais prevalecentes na sua zona e compre os pesticidas adequados para evitar que elas visitem as suas árvores. Peço-lhe que não deixe de fazer isto, pois poupar-lhe-á muitos problemas a longo prazo.

Rolar para cima