Proteção das árvores com redes para pássaros

Se tem um problema com pássaros, provavelmente já tentou muitas soluções. Algumas das mais populares incluem animais de plástico, espantalhos, sinos de vento ou fita altamente reflectora. Todas estas coisas podem fazer um ótimo trabalho para reduzir os problemas com as aves. Tenho algumas cerejeiras no meu quintal e costumava ter muitas dificuldades com as aves. Depois de aplicar todas estas soluções, o meu problema desapareceu quase por completo. Infelizmente, a solução só durou alguns meses.

Imagem: Pexels

Aparentemente, os pássaros têm uma tendência natural para se tornarem mais ousados com o passar do tempo. Se no início o meu espantalho os assustava, agora olho para fora e vejo-os sentados no seu ombro. E a mastigar as cerejas da minha árvore. Esses pequenos demónios insolentes! Não estou a dizer que me importo com os pássaros. Gosto de os ter no meu quintal. Mas, sabe, eu já designei uma árvore especificamente para permitir que os pássaros comam. Mas parece que os pássaros não se contentam com o que lhes é dado. Sentem sempre a necessidade de ir às minhas árvores quando há uma árvore só para eles que não tem coisas assustadoras à volta.

Vi muitas lojas de jardinagem a comercializar um tipo de rede para pássaros. Decidi usá-la. A rede para pássaros é basicamente uma rede gigante que se lança sobre toda a árvore. Os buracos têm cerca de meio centímetro de largura. Comprei uma quantidade suficiente para cobrir uma árvore inteira. A instalação foi bastante incómoda, mas depois funcionou. Não tive mais problemas com os pássaros que levavam as cerejas dessa árvore. Mas um dia acordei e fiz a minha ronda diária. Nesse dia, encontrei dois pássaros presos na rede que tinham morrido asfixiados. Senti-me muito mal. Enterrei os pássaros e retirei imediatamente a rede. Não queria proteger a minha árvore à custa da vida dos pássaros! Claro que posso matar alguns insectos, mas os pássaros são demasiado simpáticos para mim.

Durante algum tempo, senti-me demasiado culpado para impedir que os pássaros comessem mais. Pensei em compensá-los, deixando-os banquetear-se com as minhas cerejas. Até desmontei o meu espantalho. Mas, alguns meses mais tarde, vi algo numa loja de tecidos que me fez repensar a minha generosidade. Quase todas as lojas de tecidos vendem um material chamado “tule”. Trata-se de uma rede muito fina com buracos demasiado pequenos para qualquer pássaro conseguir enfiar o bico ou a cabeça. Embora seja fácil de encontrar, é também extremamente barato. Comprar o suficiente para cobrir uma árvore acabou por custar menos de metade do que custou a rede letal para pássaros.

Instalei o tule na minha árvore (admito que foi muito mais difícil de instalar do que a rede para pássaros. Tive de juntar vários pedaços grandes nas costuras) e vigiei-a durante um dia. Queria estar atento a cada segundo, para que, se um pássaro ficasse preso, eu o pudesse ajudar rapidamente. Felizmente, nunca nenhum pássaro foi apanhado. O tule é uma alternativa muito mais segura e mais barata do que as redes para pássaros, pelo que o sugiro se tiver problemas com pássaros. Lembre-se apenas de os deixar ter pelo menos uma árvore só para eles! Partilhar com os pássaros é uma parte essencial de ser um bom jardineiro.

Rolar para cima