Remoção de árvores velhas

Por vezes, uma árvore chega a um ponto em que é necessário dizer-lhe adeus. Pode ser uma escolha dolorosa, mas, por vezes, a árvore aproxima-se demasiado da casa, fica demasiado doente, sofre uma infestação incurável de alguma praga ou cresce demasiado e aproxima-se de uma linha eléctrica. Se alguma destas coisas acontecer, é melhor fazer a coisa certa e livrar-se da árvore. Embora possa ter passado horas e horas a fazer com que a árvore chegasse ao ponto em que está hoje, é quase uma desonra para a árvore permitir que sofra em más condições.

Imagem: Pexels

Uma vez tomada a decisão de remover a árvore, é necessário planear a sua remoção. Não consigo começar a contar quantas janelas vi serem arrancadas ou quantos carros vi serem esmagados devido a um mau planeamento no processo de remoção da árvore. Decida em que direção quer que ela caia e meça com precisão para se certificar de que cairá completamente afastada de qualquer outra coisa que possa causar danos.

Uma vez planeada a direção de queda, deve subir à árvore e amarrar duas cordas compridas perto do topo. Prenda-as no lado oposto àquele em que pretende que a árvore caia. Isto permitir-lhe-á ajustar a direção em que a árvore está a ser baixada, caso comece a inclinar-se para algo que possa destruir.

Agora que já tomou todas as precauções necessárias, está pronto para começar a cortar. Se planeia usar uma serra ou um machado manual, por favor, dê um passo atrás e considere como isso é insano. Cortar uma árvore à mão vai demorar uma eternidade e nem sequer será tão preciso como usar uma serra eléctrica. Se não tiver uma serra eléctrica, não deve sequer pensar em fazê-lo sem uma. Pergunte aos seus vizinhos e veja se alguém tem uma que lhe possa emprestar. Se isso não for possível, alugue ou compre uma numa loja de artigos para a casa.

Antes de começar a cortar a árvore, deve usar uma proteção adequada para os olhos e para a cara, para o caso de alguma lasca de madeira voar para os seus olhos. Tive um amigo que ficou cego do olho direito ao cortar uma árvore, por isso espero que todos os meus leitores não cometam o mesmo erro que ele. Sempre que utilizar uma ferramenta eléctrica, certifique-se de que usa proteção adequada para todas as partes expostas do seu corpo.

Ao fazer o corte, não se deve cortar apenas uma linha reta na árvore. O melhor é cortar um “V” lateral na árvore. Isto porque, se cortar em linha reta, a árvore acabará por rolar para um lado ou para o outro. Se fizer um corte em “V”, a árvore poderá cair na direção exacta em que pretende que caia. Ocasionalmente, a árvore pode ficar alguns metros afastada devido a um erro humano durante o processo de corte, mas se tiveres alguns amigos fortes a puxar as cordas que ataste, podes voltar a alinhá-la com o caminho que querias que tomasse. Todo o processo não deve demorar mais de uma hora.

A remoção do cepo pode ser um pouco mais difícil. Tem várias opções: pode alugar um triturador de cepos que destruirá completamente a parte visível do cepo. Ou pode passar inúmeras horas a escavar o cepo. Escavar o cepo é muito mais completo, mas demora uma eternidade. Se tiver filhos, isto não deve ser um problema. As crianças muitas vezes acham divertida a ideia de escavar e ficam entusiasmadas por ir lá para fora e escavar o dia inteiro com os amigos. Este foi o método que utilizei e consegui tirar todo o cepo numa semana. Tenha em atenção que o meu cepo tinha cerca de 30 cm de diâmetro e, provavelmente, a escavação não funcionará com cepos muito maiores do que isso.

 

Rolar para cima