Venda em mercados de agricultores

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Imagem: Pexels

Normalmente, a principal motivação para plantar uma árvore de fruto é apenas a alegria de manter uma árvore e comer os deliciosos frutos que dela provêm. No entanto, de acordo com a minha experiência pessoal, é possível ter um negócio bastante lucrativo com árvores de fruto, explorando uma banca de fruta ou participando num mercado de agricultores.

Quando me mudei para São Paulo, fiquei um pouco deprimido com o facto de ter deixado para trás anos e anos de trabalho árduo para que o meu relvado chegasse ao ponto em que estava. No entanto, fui capaz de canalizar saudavelmente essa depressão para o desejo de começar uma nova e mais bonita instalação de jardim e relvado. A casa para a qual me mudei era bonita, mas o anterior proprietário não tinha, obviamente, qualquer talento para a jardinagem. O relvado era desprovido de qualquer outra coisa para além de relva. Montes e montes de relva.

Decidi que, uma vez que estava agora num novo clima que nunca tinha experimentado antes, iria plantar algumas árvores que não tinha tido a oportunidade de plantar antes. Decidi fazer o que é verdadeiramente floridiano e plantar algumas laranjeiras. Foi muito mais fácil do que eu tinha imaginado. Já tive algumas experiências desastrosas com a plantação de árvores no passado e plantar as laranjeiras não foi problema nenhum. Decidi optar por laranjas Valência, apenas porque são as mais populares e quase toda a gente as consegue cultivar com sucesso.

Depois de ter escolhido o tipo de laranja que queria, decidi comprar três árvores. Demorei cerca de 3 dias a fazer todos os buracos necessários e a instalar as árvores. Foi uma operação sem falhas e senti-me verdadeiramente um especialista. As árvores cresceram saudáveis e direitas, e produziram frutos na altura do ano prevista.

Durante os três ou quatro anos, as minhas laranjeiras não produziram muitos frutos. Claro que nunca fiquei sem laranjas para meu uso pessoal e quase só bebi sumo de laranja, mas não tive a quantidade absurda que se poderia esperar de 3 árvores. Não diria que fiquei desiludido com as minhas árvores. Estava feliz por estar a obter algum fruto. Mas já tinha ouvido falar de pessoas que obtinham milhares e milhares de laranjas de várias árvores e fiquei um pouco perplexo por não ter tido a mesma sorte.

Cerca de um ano depois disso, as minhas laranjeiras começaram a dar frutos. Um dia, ao sair à rua, vi cerca de 5 vezes mais laranjas do que as que tinham crescido nas épocas anteriores. Pensei que estava a ver coisas, mas todas elas ficaram. Colhi tantas laranjas nesse ano que mal sabia o que fazer com todas elas. Foi então que o meu vizinho me sugeriu que vendesse num mercado de agricultores. Descobri o horário em que se realizavam e aluguei um lugar para o meu camião (alguns mercados de agricultores permitem que se vá vender gratuitamente, mas cobram uma renda só para estacionar o camião).

No primeiro dia no mercado do agricultor, recuperei todo o dinheiro que tinha gasto nas árvores originais. As minhas laranjas eram um verdadeiro sucesso e eu estava a conseguir mais clientes do que qualquer um dos outros participantes. Depois dessa semana, não perdi um único dia no mercado do agricultor. Não era dinheiro suficiente para viver, mas era uma boa quantia para vender apenas algumas laranjas. Para além disso, que mais poderia fazer com elas? De certeza que não as podia ter comido todas sozinho. Por isso, se tiveres fruta em excesso, nunca a deves deitar fora ou tentar comê-la sozinho. Leve-a para o mercado do agricultor e tente ganhar algum dinheiro extra pelo seu trabalho de jardinagem. Se os seus produtos forem deliciosos, pode ser um sucesso entre os consumidores.

Veja também: Remoção de árvores velhas

Árvore fruto

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Rolar para cima